Fisioterapia para Cefaleias: Alívio e Cuidados para as Dores de Cabeça

dor de cabeça

Se há algo que pode parar alguém no meio do dia, é uma dor de cabeça. A cefaleia, ou dor de cabeça, é uma queixa comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Essa condição pode variar de leve a grave, e pode acarretar prejuízo importante na qualidade de vida de quem é acometido.

As dores de cabeça podem ser primárias, ou seja, ocorrem por si só, e não são causadas por uma doença ou outra condição médica. Ou secundárias, quando são sintomas de uma doença, como por exemplo: infecção, problema vascular ou sinusite. 

Na maioria das vezes a dor de cabeça é primária, e embora possa ser debilitante, não é indicativa de um problema de saúde mais grave. 

Existem vários tipos de dor de cabeça primária, mas as mais comuns são a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional. A enxaqueca aparece mais comumente como uma dor latejante, de moderada a forte intensidade, unilateral e pode vir acompanhada de sensibilidade à luz, barulhos ou cheiros fortes, enjoo e em alguns casos, aura.

A cefaleia do tipo tensional também pode ser acompanhada de náusea ou sensibilidade sensorial, mas em geral é de leve a moderada intensidade e é do tipo em aperto. Alguns pacientes relatam aperto na região das têmporas, em volta da cabeça, ou em partes específicas do pescoço ou da cabeça, podendo variar de lado.

O diagnóstico e o tratamento medicamentoso são realizados pelo médico neurologista, mas a fisioterapia é uma grande aliada no tratamento

Então, qual é o papel da fisioterapia no tratamento?

Você com certeza tem ou conhece alguém que está sempre com dor de cabeça ou no pescoço, que apresenta sintomas associados como fadiga, náusea ou desconforto abdominal frequente, sensação de estar aéreo e com dificuldade de concentração. Muito provavelmente se trata de uma pessoa que possui cefaleia crônica. E a fisioterapia pode ajudar bastante nesses casos.

Existe uma especialidade da fisioterapia responsável por identificar os gatilhos e fatores que contribuem para a piora e a cronificação da dor, identificar quais aspectos músculo esqueléticos estão envolvidos, e assim, elaborar um plano de tratamento.

O tratamento prescrito pelo fisioterapeuta geralmente engloba:

Terapia manual: é uma parte fundamental da fisioterapia para cefaleias. Isso pode incluir técnicas de mobilização articular, manipulação da coluna vertebral, liberação miofascial e técnicas de alongamento

Uso de recursos fisioterapêuticos: podem ser as correntes analgésicas, laser de baixa intensidade, aplicação de compressas, terapia combinada, cefaly. Esses recursos visam aliviar a dor e assim ajudar o paciente a fazer menos uso de analgésicos e conseguir realizar as suas atividades de vida diária sem comprometimento.

Exercícios terapêuticos: exercícios específicos podem ser prescritos para fortalecer os músculos do pescoço e das costas, melhorar a postura e corrigir desequilíbrios musculares que contribuem para as dores de cabeça.

Educação do Paciente: Os fisioterapeutas fornecem orientações sobre ergonomia, técnicas de relaxamento e estratégias de manejo do estresse, ajudando os pacientes a entenderem e prevenirem suas dores de cabeça.

O que você já pode começar a fazer para melhorar a sua dor de cabeça.

Pratique técnicas de relaxamento: Yoga, meditação e respiração profunda podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, diminuindo assim a frequência e a gravidade das dores de cabeça.

Mantenha-se hidratado: A desidratação pode ser uma causa comum de dores de cabeça, portanto, certifique-se de beber bastante água ao longo do dia.

Evite gatilhos: Identifique e evite alimentos, bebidas ou situações que desencadeiam suas dores de cabeça, como cafeína, álcool ou ambientes muito barulhentos.

Faça atividade física: Atividade física regular é um dos grandes aliados para quem tem dores crônicas. O exercício físico é capaz de produzir substâncias que agem no corpo como verdadeiros analgésicos, sendo imprescindíveis no combate à dor.

Mantenha uma alimentação balanceada: Uma alimentação rica em açúcar, gorduras, e industrializados pode causar uma cascata inflamatória dentro do nosso organismo e piorar significativamente os sintomas.

Qualidade do sono: Faça o possível para que seu sono seja restaurador. Você pode se deitar mais cedo, deixar as luzes da casa mais amenas ao entardecer, utilizar de luzes de cores quentes no final do dia, tomar chás calmantes antes de dormir, e principalmente não utilizar o celular perto da hora de ir para a cama. 

Conteúdo que você poderá gostar de ler:

Conclusão

A fisioterapia oferece uma abordagem holística e eficaz no tratamento e prevenção de cefaleias, visando não apenas aliviar a dor, mas também abordar suas causas subjacentes. Com técnicas como terapia manual, exercícios terapêuticos, educação do paciente, entre outros, os fisioterapeutas podem ajudar aqueles que sofrem de dores de cabeça a recuperar o controle sobre sua saúde e bem-estar. Além disso, seguir dicas simples de alívio, como praticar técnicas de relaxamento, manter-se hidratado, evitar gatilhos e realizar atividade física, pode complementar o tratamento fisioterapêutico e ajudar a prevenir futuras dores de cabeça.

Mais publicações

Dra Juliana Nucci 1

Entre em contato conosco e agende uma consulta

Entre em contato conosco e agende uma consulta

Dra Juliana Nucci 1
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, concorda com a utilização de todos os cookies. Leia Mais